CONETI: Soluções em Tecnologia

Automação do Escritório da Schneider-Electric em Brasília

A empresa Schneider-Electric especializada global em gestão de energia que fornece soluções adaptadas às necessidades do setor elétrico, responsável pela fabricação de produtos elétricos e de automação que permitem o tratamento da energia elétrica, possui em Brasília uma unidade de negócio estratégica focada para o cliente usuário-final. Este ambiente corporativo concentra diversas tecnologias de vanguarda (inovadoras), hardwares e softwares, voltadas especialmente para o conforto de seus usuários e a otimização dos custos de energia da operação.

A operacionalização de todos os componentes tecnológicos integrados em um único modelo de engenharia de processos, foi implantado pela CONETI, em consonância com os padrões da multinacional Schneider Electric, e se transformou em um ambiente estimulante que inspire a inovação, criatividade, entusiasmo, diversidade e cultura. Neste consta um Mini Datacenter de Alta Disponibilidade e Eficiência em operação com todas as Switches de Gerenciamento, Painéis Elétricos Inteligentes, Automação das Instalações Elétricas, de Climatização e de Dados, e Mostruários de produtos elétricos.

O ambiente conta com um espaço de 200 m², localizado em Brasília/DF. A figura ao lado ilustra salas de trabalho e reunião, divididos em área de visitação (cliente) e área técnica-comercial interna. A área cliente resulta em um ambiente confortável e interativo para os usuários finais e parceiros com salas de treinamento, reunião, copa e show room. Já a área técnica-comercial é um espaço adequado para a organização e trabalho da equipe Scheneider.

A tela ao lado ilustra uma perspectiva em 3D deste ambiente, com sub-menus (pictos) sinalizados na barra lateral com controles de todas as funcionalidades de operação e automação do ambiente, a saber:

  • Iluminação – Controle, Gerenciamento e Monitoramento da luminosidade (lux) por setor por meio de solução KNX, análise de presença, controle interno pela inciedência de luz natural.
  • Ar Condicionado de Conforto - Controle, Gerenciamento e Monitoramento setorizado, com acionamento por setpoint - faixa de temperatura,
  • Medição – Análise e Monitoramento da Qualidade de Energia por medidores inteligentes e disjuntores motorizados;
  • Mini Datacenter – Infraestrutura de Alta-Eficiência e Disponibilidade composto de UPS, Ar de Precisão e Enclosures com confinamento térmico, gerenciados e monitorados pelos softwares Datacenter Expert e Operation (DCIM)
  • Imagens – Solução NETBOTz com dispositivos sensores e visuais para monitoamento de acessos e áreas;

Resta na barra inferior, apenas informações de controle do ambiente externo, temperatura e umidade; do consumo de energia (carga atual x carga mensal); do índice de PUE do Datacenter. Não menos importante, mas essencial para visualização do tema de sustentabilidade ambiental, surge necessário demonstrar a contra-partida da eficiência energética (economicidade operacional) deste ambiente em parâmetros ambientais, como o consumo de CO² e a relação quanto ao desmatamento.

Projeto X

Perspectiva em 2D

Perspectiva em 2D do projeto

A tela ao lado ilustra uma perspectiva em 2D das instalações das luminárias, onde se pode controlar de forma manual o acionamento individual por setor e de forma automática por força da detecção de movimento e de luminosidade externa. Todo o sistema trabalha com o protocolo de comunicação KNX com seus respectivos dispositivos.

Este sistema é composto de fontes DC, de controladoras I/O, de pulsadores, de presença de movimento e luminosidade, de dimmerizadores.

A tela ao lado ilustra uma perspectiva em 2D das instalações das unidades evaporadoras de ar condicionado de conforto, onde se pode controlar de forma manual o acionamento individual por setor e de forma automática por setpoint de temperatura (faixa desejável de conforto para climatização). Todo o sistema trabalha com o protocolo de automação BACNET over IP com suas respectivas controladoras WIFI operando em comunicação Zegbee. Associado ao controle de funcionamento deste sistema, todas as janelas, bem como, os acessos (portas de entrada/saída) suportam mecanismos de controle WIFI operando em comunicação EnOcean, por meio de 02 (duas) unidades gateways gerenciáveis WIFI instaladas ao longo do ambiente.

Projeto X
Projeto X

A tela ao lado ilustra uma perspectiva em 2D das instalações elétricas, com vistas ao real esquema do diagrama unifilar deste ambiente. A energia elétrica é monitorada em setores de Iluminação, Climatização, Área Comum e TI, por meio de Medidores Inteligentes que se comunicam via protocolo BACNET com o Supervisório (Automation Server). Estas informações são exportadas em kW e kW/h para fins de controle de utilização e gastos com energia elétrica, respectivamente.

O diagrama unifilar é representado por linhas retas animadas com o fluxo da corrente elétrica e com sinalizações de disjuntores (A) com abertura e fechamento de circuitos. Especificamente para o controle energético da solução de Datacenter (TI), existe a automação elétrica no acionamento manual e remoto da alimentação principal, com disjuntor mecânico motorizado.

A tela ao lado ilustra uma perspectiva em 2D das vistas frontal e topo do Datacenter (Mini-IT), onde se configura a presença de 02 (dois) racks de TI e 01 (uma) unidade de ar condicionado de precisão dispostos em fila. Este conjunto é dimensionado para atender uma capacidade total de até 6 kW. Este sistema foi planejado para atender as questões de eficiência energética e de alta disponibilidade, simulando de forma proporcional, outras infraestruturas de Datacenter.

O espaço demandando para o Datacenter foi otimizado fisicamente com o uso de uma extensão de confinamento térmico instalado na traseira da fila de racks e evaporadora, de forma a conter a separação dos fluxos de ar quente e frio. Esta concepção visa garantir a eficiência energética de todo o sistema. Toda a solução está sob a administração de um Gerenciador DCIM, o qual monitora e controla todos os ativos pertencentes a esta infraestrutura, em especial, UPS, PDU (réguas elétricas inteligentes) com medição elétrica, ATS (Chave de transaferência automática – singe power), Ar Condicionado de Precisão, e Dispositivos Netbotz (Câmeras de Acesso, Cartões RFID de abertura dos racks frontal e traseria, Sensores Temperatura e Umidade, Sensores de Detecção de Fumaça, Sensores de Detecção de Fluidos, Sensores de Detecção de Vazamento, Sinalizador Visual de Alarmes, dentre outros).

Projeto X